terça-feira, 16 de agosto de 2011

Chaminé da Avenida Pery Ronchetti

Outro patrimônio histórico de São Bernardo é a Chaminé da avenida Pery Ronchetti. Algumas pessoas nem sabem que essa chaminé é um patrimônio cultural, como eu, que passo todos os dias ao lado dessa chaminé e nunca soube disso. A Chaminé se localiza na Alameda Dom Pedro de Alcântara, s/nº - Pasto da Grama.
Construída nos anos de 1950 por uma indústria metalúrgica, tendo funcionado de forma intermitente, por pouco tempo, sendo sua edificação peculiar ao processo de industrialização implantado em SBC, a partir da década de 1940. Caracteriza-se como o ponto referencial na paisagem urbana da cidade. Essa tem chaminé 27m de altura. A técnica de sua construção obriga que os tijolos sejam no formato trapezoidal.
Foi tombada pelo COMPAHC - SBC, em 04/06/2001.
Hoje ela fica ao lado de um super mercado que foi construído no mesmo terreno onde ela se localiza. A chaminé teve que ser conservada por ser um patrimônio cultural tombado, mas não continua a mesma, pois existem pessoas que não respeitam a cultura do lugar onde moram e vandalizaram a chaminé.


Uso: Monumento
Foto tirada por: Luana Prado


Nenhum comentário:

Postar um comentário