terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sete maravilhas do mundo moderno

Em uma cerimônia comemorativa no Estádio da Luz, em Lisboa, foi anunciado o resultado da votação que elegeu as Sete Novas Maravilhas do Mundo. O processo de escolha das sete maravilhas começou em 2005, quando 200 monumentos de todo mundo foram selecionados para concorrer. No começo de 2007, o número de candidatos diminuiu para os 77 monumentos mais votados. E, finalmente, no dia 7 de julho, com mais de 100 milhões de votos do mundo inteiro, 7 monumentos foram declarados como as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
A eleição ocorreu através de votos pela Internet e por celulares de todo mundo. E as obras arquitetônicas eleitas foram:

A Muralha da China é a maior em extensão já construída no mundo, com aproximadamente 3.000 km, e ficou em primeiro lugar. Ela foi construída para fins militares de defesa do território na China Imperial. Embora seja comum a idéia de que se trata de uma única estrutura, na realidade, tal obra consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois mil anos. Ela é o maior símbolo da China, visitada por milhares de pessoas todos os meses.



A cidade de Petra, toda esculpida nas montanhas de uma vale no meio do deserto da Jordânia. Estima-se que ela foi esculpida por volta de 100 a.C. Essa já foi uma cidade muito desenvolvida, um entreposto comercial que ficava estrategicamente posicionada num ponto de encontro das rotas que ligavam o Oriente e o Ocidente. Entre as riquezas da cidade, destacamos o Al-Khazneh Farun ou o Tesouro do Faraó, um templo esculpido em rochas e com paredes de 40 metros. Nesse monumento esplendoroso, os nabateus ofereciam sacrifícios às suas divindades ligadas à fertilidade e à abundância: o deus Dushara (Senhor da Vida) e a sua esposa, Al’Uzz (A Poderosa).



A estátua do Cristo Redentor que fica na cidade do Rio de Janeiro, no topo do Morro do Corcovado de braços aberto para a Baía de Guanabara. O Cristo, o único representante brasileiro na eleição, ficou em terceiro lugar. A estátua mede 38 metros de altura, pesa 1145 toneladas, e de uma mão à outra dos seus braços abertos são quase 30 metros. Ela foi construída em 1931, feita na França pelas mãos do artista polonês Paul Landowski. A estátua veio da França dividida em peças, que foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas lá em cima. O Cristo Redentor é uma das maiores estátuas do mundo, e fica a 740 metros acima do nível do mar. É também um dos maiores símbolos de nosso país.




Machu Picchu, também conhecida como a cidade perdida dos Incas, é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma cadeia montanhosa do Peru. Essa cidade, que é o maior símbolo do Império Inca, só foi descoberta em 1911. Foi obra do governante inca Pachacuti, que ordenou sua construção no século XV. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. A disposição dos prédios, a grandiosidade arquitetônica, e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes. É possível chegar à cidade sagrada de trem, mas a opção imperdível para quem gosta de aventura é percorrer a Trilha Inca e chegar em Machu Picchu pela Porta do Sol.




Chichén Itzá, a cidade arqueológica maia localizada no México, na província de Iucatã. Ela é uma das mais famosas cidades maias. Funcionava como centro político e econômico dessa civilização. Entre seus prédios, estão a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. Todos esses monumentos ainda estão de pé, e são visitados por milhares de turistas todos os anos. A pirâmide de Kukulkan foi o último monumento a ser construído e é o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. Estima-se que a cidade foi fundada por volta dos anos 450.



O Coliseu, que é um grande anfiteatro, construído para a realização de grandes espetáculos populares: combates entre gladiadores, entre gladiadores e feras, grandes discursos, corridas de bigas, entre outros. Foi construído no auge do Império Romano, na cidade de Roma, onde hoje se encontram suas ruínas.


Por último, o famoso Taj Mahal, conhecido como o monumento do amor. Um comprido espelho d’água, quatro torres laterais, e um o grande palácio de mármore branco formam essa obra de arte. O palácio fica na cidade de Agran, na Índia. Sua história começou com a paixão do príncipe persa Shahjahan por Mumtaz Mahal. Desistindo de um harém com mais de 300 mulheres, o poderoso príncipe se casou com sua amada Mumtaz Mahal. Tiveram 13 filhos. Mas quando o 14º filho de Shahjahan e Mumtaz Mahal estava nascendo, ela não suportou as dores do parto e morreu. O príncipe se desesperou e quase morreu também, de tristeza. Para abrigar o corpo de sua amada, ele decidiu construir um palácio. Shahjahan convidou os maiores artistas e arquitetos dos impérios persa e mongol, mandou comprar os melhores mármores, encomendou rubis e jades para decorar o mais belo túmulo que alguém poderia ter. O Taj Mahal demorou 22 anos para ser construído e ficou pronto em 1654. Quando o príncipe morreu, também foi enterrado no Taj Mahal, ao lado do seu amor. Shahjahan e Mumtaz Mahal dormem juntos para sempre no mais lindo palácio do mundo.




Fonte do texto: http://www.clickideia.com.br/cgi-local/lib-site/conteudo/mostra_conteudo.pl?nivel=f2&disc=not&codpag=NOT0707100501

Nenhum comentário:

Postar um comentário