quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pavilhão e Estúdios da Antiga Cia. Cinematográfica Vera Cruz




    Criada em 1949, por Franco Zampari e Ciccilo Matarazzo, em uma antiga granja no Município de São Bernardo do Campo, a Vera Cruz foi a terceira companhia cinematográfica a ser implantada em território brasileiro, sendo sua atuação responsável pela elevação do nível técnico e profissional do cinema nacional, o que lhe conferiu projeção nacional e internacional. Dentre seus filmes mais premiados constam: Caiçara – o primeiro da Cia. - Sinhá Moça e O Cangaceiro.
   Depois de várias crises financeiras, tendo passado para terceiros, encerrou definitivamente suas atividades em 1972.
    Foi tombada em função de seu valor como espaço referencial da memória artístico-cultural da região do ABC e do próprio Estado de São Paulo.
   Atualmente foram criados projetos para fazer com que o locar voltasse ao seu perfil original:um estúdio de produção audiovisual. Embora ainda não apresentado oficialmente o projeto, a reativação dos estúdios inclui geração de empregos para jovens da cidade com as produções cinematográficas e a transformação da Empresa Cinematográfica Vera Cruz em um polo de produção e formação profissional na área audiovisual. Infelizmente, isso é processo demorado .
 Hoje em dia o local é utilizado como feira de malhas e tricôs ou feira de noivas. Atualmente esta sendo utilizado como feira cultural de livros , onde inclusive nós fomos visitar ^.^ .Podemos ver de perto que eventos culturais como esse, envolvendo o insentivo a leitura e ao ingresso ao mundo fantástico existente nos universos dos livros, ainda é algo precioso e intangivel para muitos. Escritoras como Anna Claudia Ramos, compareceram ao evento com palestras para crianças sobre livros publicados. Podemos perceber também a grande quantidade de crianças no local , onde participaram de rodas de leitura com livros educativos e moralizantes, ajudando na percepção e descobrimento do mundo novo para eles.

Endereço: Avenida Lucas Nogueira Garcez, 856 – Jardim do Mar, tel. (11)4125-9121
Fotos: Larissa Nunes, Larissa Sousa , Leila e Luana
Propriedade: PMSBC
Tombamento: 1897
                                                     Entrada do Pavilhão Vera Cruz
                                                     Crianças em 'Contação de história"
                               Série de livros- Marcos Rey


Nenhum comentário:

Postar um comentário